Motivação: o que é? Qual o significado e conceito de Motivação? O que não é a Motivação? Teorias da Motivação. Condicionantes da Motivação. Que coisas motivam e desmotivam as pessoas?

Neste artigo procuramos explicar tudo sobre o tema da Motivação, o seu significado e conceito, aquilo que não é, as suas condicionantes, os factores e acontecimentos que nos deixam motivados ou desmotivados e, também, as principais teorias da Motivação.

O que não é Motivação

Nada melhor do que uma histórial real para se perceber o que é motivação, mostrando aquilo que não é.

Certo dia, numa reunião de trabalho, o chefe de departamento dirigiu-se a um membro da sua equipa e exigiu-lhe: «para a semana exijo que tenha mais motivação».

O pedido do chefe de departamento não fazia qualquer sentido. Eis porquê.

A motivação não é algo que possamos levar para o emprego ou uma característica que adquiramos conforme nos é requisitada. Não faz parte do currículo de umas pessoas e não exista na lista de capacidades de outras. Não se pode pedir aos funcionários de uma empresa que tenham ou tragam motivação para o seu trabalho. Uma pessoa não acorda de manhã e decide: «hoje vou estar motivado no meu trabalho».

A motivação não se pede; incute-se, alimenta-se, incentiva-se. Não é uma obrigação de um trabalhador andar motivado. Os chefes ou os responsáveis superiores é que devem e têm de criar condições para que ela exista nas suas empresas e funcionários.

Parece uma constatação óbvia, mas muitas vezes é algo que muita gente se esquece.

O que é Motivação

Motivação é um impulso ou uma força, uma vontade ou desejo que nos leva a fazer alguma coisa, que nos leva a uma acção, a movermo-nos em direcção a um objectivo. É um sentimento que está intrinsecamente ligado às nossas necessidades, vontades e desejos. A motivação age no mais íntimo do ser humano, no seus pensamentos, emoções e atenção envolvendo sonhos, esperança e anseios.

Conceito de Motivação

Existem várias correntes na área da Psicologia que tentam definir a motivação, mas vamos conhecer o seu conceito de uma forma mais concreta.

A palavra Motivação é construída pela soma de dois outros termos: “motivo” e “acção”. Provém do Latim “moveres” que significa “mover”.

Logo aqui se começa a entender o que é motivação
Motivação é impulso interior (motivo) que nos leva a agir (acção).

A motivação é a base para a compreensão do comportamento humano. É por essa razão que existem diversas teorias psicológicas que a tentam explicar e é também por isso que existe uma enorme controvérsia no mundo da Psicologia sobre como funcionam os mecanismos da motivação.

Factores e acontecimentos que motivam as pessoas

Os exemplos dos outros, as palavras dos outros, música, atitudes e gestos dos outros, quando o esforço e trabalho que dedicámos a alguém ou a alguma coisa finalmente parece estar a resultar, quando vemos alguém de quem gostamos feliz ou a recuperar a sua saúde, quando estamos prestes a terminar de fazer alguma tarefa mais chata.

(Artigo em desenvolvimento. Há muito conteúdo adicional que iremos acrescentando à medida que o formos escrevendo. O nosso tempo é limitado, mas estamos muito motivados. 🙂 Obrigado pela vossa compreensão.)

Comentários

comentários