Em «Um Domingo Qualquer» (Any Given Sunday), filme de 1999 sobre futebol americano, Al Pacino foi o protagonista daquele que é considerado por muitos como o melhor discurso de motivação da história do cinema.

O filme revela os bastidores de uma equipa de o futebol americano. As dificuldades, lutas e obstáculos constantes dos gladiadores da era moderna. Al Pacino desempenha o papel de um treinador de equipa à beira de um jogo decisivo. Entre ganhar e perder, definia-se o sucesso ou o falhanço irremediável destes jogadores e técnico. Entre ganhar e perder, definia-se a vida ou a morte da carreira e dos sonhos destes atletas e treinador.

Era necessário unir as tropas, motivar os atletas e fazê-los ir mais além, incentivá-los a superarem-se. O actor norte-americano, na palestra antes da partida, resumiu o que era o futebol e, no fundo, o que era a vida. Um jogo de centímetros. A diferença entre o sucesso e o fracasso estava aí. Numa questão de centímetros. Numa questão de segundos. Num piscar de olhos.

Cliquem em “Play” e assistam ao melhor discurso motivacional da história do cinema.
(Para activar as legendas em Português, cliquem no ícone “CC” no canto superior direito do vídeo e escolham “PT”.)

Al Pacino’s Motivational Speech On Any Given Sunday

Comentários

comentários